O que é Hatha yoga?

       O Hatha yoga ou Hatha ioga é uma forma de yoga clássico, sendo considerada a mais antiga.  "Ha" significa sol, "tha" significa lua e "yoga" quer dizer união, portanto, Hatha yoga pode ser entendida como a união do sol e da lua, das forças masculinas e femininas, em busca do equilíbrio.
      O Hatha yoga busca através das posturas ou asanas, o equilíbrio psicofísico do praticante, partindo do corpo-mente para o trabalho espiritual, não religioso. O yoga é uma filosofia de vida que descende dos vedas, escrituras sagradas, encontradas por volta de 1.500 A.C.
      Na Hatha yoga o foco está voltado para o estado de presença do praticante, na ação dos asanas. E é através do controle da respiração, do alongamento e da atenção e concentração nas posturas, que o corpo do praticante libera as toxinas alojadas, devido aos maus hábitos cotidianos.  A Hatha Yoga traz benefícios imediato ao praticante, como: Alivio de dores muscular, desobstrução das vias respiratórias, liberação de endorfina, entre outros; porém, somente a prática regular pode fazer com que esses benefícios perdure, por isso é tão importante que o praticante esteja regulamente fazendo yoga.

O que se tem numa aula de Hatha yoga?

Asanas ou posturas 
Os asanas são posturas psicofísicas, meio pelo qual o Hatha yoga trabalha, através do corpo, aspectos físicos, mentais e emocionais.





Pranayamas ou exercícios de respiração
São exercícios de respiração que buscam a consciência da respiração e a renovação do prana, que para os hindus significa energia vital.





Dhyana ou meditação
Momento de auto percepção, onde o participante é estimulado a olhar para dentro de si, se desconectando do mundo exterior, trazendo a consciência para o trabalho à ser feito. 




Mantra
Emissões sonoras de palavras, repetitivamente, afim de auxiliar na meditação. Para os hindus os mantras, também são preces. Os mantras também são utilizados no equilíbrio dos chákras




Yoganidra
Momento de relaxamento do praticante, um convite a observar os efeitos da prática no corpo físico, mental e emocional.






Quem pode fazer Hatha yoga?

Qualquer pessoa, não tem restrições quanto a idade. A Hatha yoga se adapta as limitações do aluno, é um trabalho processual que se constrói na prática.


O que levar numa aula de Hatha yoga?

Cada praticante deve ter seu próprio yogamat, um tapete de borracha anti-aderente que proporciona estabilidade e segurança para que o praticante possa executar as poses. O aluno deve ter seu próprio yogamat, pois ele se adapta ao corpo do usuário, e, acreditam os hindus, que o tapete de cada praticante, carrega a energia de quem o usa, portanto, não deve ser partilhado.




Roupas confortáveis que permitam a pele respirar e transpirar.







Todos os produtos são de fácil acesso, são encontrados na maioria das grandes lojas de artigos e vestimentas esportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário